SAIBA TUDO SOBRE OS LAUDOS COB E LAUDOS SCA

Postado em 16/11/2017 19:37:42 em Análise Técnica


A Savassi Agronegócio conta com seu departamento de Análise Técnica que possui um laboratório altamente equipado, assim como profissionais altamente preparados para emitir laudos técnicos avaliativos de cafés. Mas você sabe que laudos são estes? Conheça agora os dois principais laudos de avaliação e classificação de café.


LAUDOS COB – CLASSIFICAÇÃO OFICIAL BRASILEIRA


O Laudo COB obedece normativa técnica da CLASSIFICAÇÃO OFICIAL BRASILEIRA. A função da Savassi Análise Técnica como empresa Credenciada pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentos, é avaliar o café e emitir o laudo conforme Instrução Normativa nº 8, que tem todos os critérios técnicos que devem ser avaliados sobre as características físicas e sensoriais do café, onde os especialistas detentores dessas normas, vão analisar o café segundo seus conhecimentos técnicos e emitir um laudo, descrevendo essas características observadas conforme o que o café realmente apresentou, como por exemplo, a quantidade de grãos com defeitos, se é fava chata ou é moca, o percentual de peneiras, se é um café graúdo, médio ou miúdo, o percentual de umidade do grão, características do café após a torra, etc.


Geralmente, os avaliadores recebem as amostras dos lotes que se encontram nas unidades armazenadoras, e no laboratório fazem toda esta avaliação atento aos critérios técnicos normativos para identificar os pontos citados acima, como também identificar o número de grãos defeituosos e avaliar criteriosamente quais defeitos são estes, enquadrando aquele café em algum dos tipos previstos em tal Instrução Normativa.


Existem as classificações específicas para o café Arábica e para o café Conilon. Os critérios avaliativos são os mesmos, porém os critérios classificativos são diferentes. Esse laudo geralmente é passado para o produtor, mostrando em qual tipo e classificação o café dele se enquadra. A empresa que lauda dá um feedback para o produtor sobre o seu café.


LAUDOS SCA -  SPECIALTY COFFEE ASSOCIATION (ASSOCIAÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS)


O Laudo SCA segue o protocolo desta Associação. Tem praticamente as mesmas finalidades da Classificação Oficial Brasileira - COB, porém com critérios avaliativos diferentes. Os defeitos apresentados nos cafés são os mesmos para ambos os laudos, porém o que difere um laudo do outro é que no SCAA muda o método de avaliação e as equivalências observadas.


No Laudo SCAA a classificação sensorial não é feita por nomenclaturas de bebidas, conforme feito no Laudo COB, e sim por classificação numérica (pontuação), que vai numa escala até 100 pontos. Essa pontuação final está de acordo com a somatória de todos os atributos avaliados por um árbitro, seguindo os critérios do protocolo da Associação. Esses atributos apontam os índices de qualidade dentro de cada característica analisada, como por exemplo fragrância e aroma, sabor, finalização, acidez, corpo, uniformidade, balanço, doçura, ausência de defeitos, e nota geral, emitida pelo árbitro Q-Grader. 


Qual a diferença entre os dois laudos?


O objetivo é praticamente o mesmo para ambos os casos: avaliar e laudar todas as observações acerca daquele café inspecionado. Porém o que difere os dois são as características avaliadas e o objetivo final de comercialização, sendo que o Laudo COB é regulamentado pelo MAPA e por ser mais objetivo, é mais usado para comercialização de commodities, e triagem para identificação de cafés especiais. Enquanto o Laudo SCA é é regulamentado pela própria Associação de mesmo nome com objetivo de avaliar criteriosamente cafés destinados à comercialização de cafés especiais a nível internacional.


Como saber qual laudo eu preciso para o meu café?


Muitos comercializadores de café, utilizam como técnica de comercialização alguns artifícios de classificação e qualidade do café, para precificar o produto no processo de negociação. E quando o produtor não é especialista sobre a classificação do café, não conhece as normas e não dominam tais informações, a forma dele se respaldar perante a comercialização do seu café para que não seja desvalorizado injustamente, é contratando um serviço de Análise Técnica para emissão desse tipo de laudo. 


A empresa que emite esses laudos, como a Savassi Análise Técnica por exemplo, deve ser uma empresa pautada na total transparência, imparcialidade  e sem conflitos de interesses, até porque a Savassi não comercializa e nem produz café, por isso é uma autoridade de emissão de laudos técnicos.


Geralmente esses laudos podem ser acompanhados por uma  ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, dando respaldo jurídico para ambas as partes. O laudo também exerce função de arbitrariedade no caso de descumprimento de uma das partes em um determinado processo de comercialização do café.


A Savassi ao receber o cliente interessado em emitir laudos de seu café, faz primeiramente uma análise crítica para identificar qual a finalidade da respectiva avaliação, e o orienta sobre qual laudo irá atender a sua necessidade. 


Enfim, a Savassi Agronegócio com o seu departamento SAVASSI ANÁLISE TÉCNICA está disponível para esclarecer todas as dúvidas com relação aos laudos COB e SCA, suas aplicações e finalidades, assim como orientar e atender os produtores e comerciantes de café.


Compartilhe

Comentários